Título: | POR OUTRAS HISTÓRIAS POSSÍVEIS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS MUSEAIS | ||||||||||||
Autor: |
LUISA DA FONSECA TAVARES |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 27/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47688 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A insurgência dos museus nas mídias nos últimos anos colocou em debate
o papel social e educacional desses locais. Essa dissertação coloca em discussão a
relação entre essas instituições e o ensino de História, tendo como preocupação as
marcas da colonialidade do poder e do saber, que causam silenciamentos,
exclusões e assimetrias. Dentro do projeto de modernidade ocidental, o poder
colonial impõe a racionalidade e os valores europeus como os únicos referenciais
aceitos para o alcance da civilização e do progresso. Nesse cenário, a pedagogia
decolonial aparece como impulsionadora da necessidade de emergir novas formas
de pensar, perspectivas outras, de modo a projetar alternativas interculturais.
Para analisar essas questões recorre-se ao pouco investigado Museu Histórico da
Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ), sua constituição, construção do acervo e as
exposições mais recentes. Buscou-se explorar as narrativas circulantes do espaço e
a possibilidade de construir outras a partir das fotografias das últimas mostras
montadas por meio do acervo próprio: Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta e
Imagens do Rio Oitocentista. As reformas urbanas do Rio de Janeiro, os projetos
urbanísticos em disputa e suas implicações sociais foram os temas suscitados para
problematizar a imagem projetada da cidade, seu estado atual e a construção do
conhecimento histórico. Portanto, esse trabalho aposta na possibilidade de um
ensino de História intercultural em diálogo com narrativas de museus de História,
de modo a promover encontros com o diferente e a ampliação das visões e leituras
de mundo.
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