Título: | CONFLITOS NA COCONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR UM ALUNO SURDO DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM INTERAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL INCLUSIVA DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
ADRIANA BAPTISTA DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador ALINE NUNES DE SOUSA - Coorientador |
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Catalogação: | 16/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47515&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47515&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47515 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a interação escolar de um
aluno surdo em um contexto praticamente inexplorado no Brasil: as aulas de Inglês
como língua estrangeira do primeiro segmento do ensino fundamental de uma
escola pública inclusiva. De forma específica, procura-se investigar: (i) como o
aluno surdo coconstrói conhecimentos em um contexto multilíngue com três
línguas em contato (Inglês, Português e Libras), acrescidas dos sinais caseiros
trazidos pelo aluno surdo e da linguagem não verbal que compõe o cenário
interacional; (ii) de que forma a interação do aluno surdo com os outros
participantes – a professora de Inglês, os colegas ouvintes e a intérprete
educacional – impacta a coconstrução de conhecimentos. A abordagem teórico-metodológica é da Linguística Aplicada no âmbito da Microetnografia de sala de
aula, com um estudo de caso, de natureza qualitativo-interpretativista, realizado
em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal
inclusiva do Rio de Janeiro denominada escola de educação bilíngue (LibrasPortuguês). A geração de dados foi feita em 2018. Nos primeiros meses, houve
a ambientação da pesquisadora na escola, com observações da rotina escolar e
das aulas de Inglês da turma-alvo, registradas em notas de campo. Nesse período,
foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora
pedagógica da escola, a professora de Inglês da turma-alvo, o aluno surdo
incluído e sua responsável legal, para o mapeamento do contexto escolar, das
características dos participantes da pesquisa e das suas perspectivas acerca do
objeto de investigação. Após os meses de ambientação, foram feitos registros
audiovisuais de aulas de Inglês na turma-alvo, das quais foram selecionadas duas
para análise: uma aula sem a presença da intérprete educacional e a outra com a
sua presença, o que possibilitou uma comparação entre as estruturas de
participação em cada situação para fins de identificar possíveis impactos dessas
diferentes configurações na coconstrução de conhecimentos do aluno surdo. Os
dados foram transcritos mediante convenções da análise da conversa e de
estudos sobre a Libras. A análise de dados indica que, na interação com a
professora de Inglês, seus colegas ouvintes e a intérprete, o aluno surdo constrói
afetividades e demonstra conhecimentos acerca dos padrões interacionais de sala
de aula. Com a intérprete educacional, em especial, apesar da grande resistência
travada pelo aluno, há coconstrução de conhecimentos em Libras e sobre a
Libras. Não há evidências, no entanto, de coconstrução de conhecimentos em
Inglês ou sobre o Inglês, o que pode ser resultante da abordagem metodológica
utilizada, que é baseada na oralidade, não contemplando, portanto, as
especificidades do aluno surdo. Há, assim, muitos desafios enfrentados por todos
os participantes da pesquisa e, principalmente, pelo aluno surdo no que tange à
coconstrução de conhecimentos. Os resultados do estudo podem contribuir para
reflexões acerca do processo de inclusão do aluno surdo e da necessidade de
adequação metodológica no que tange ao ensino de línguas estrangeiras de
modalidade oral-auditiva para surdos do primeiro segmento do ensino
fundamental em contexto inclusivo, o que carece de pesquisas atualmente e torna
este estudo pioneiro na área.
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