Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: FATORES DETERMINANTES PARA O DESEMPENHO OPERACIONAL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DO SETOR DE SERVIÇOS DE ÓLEO E GÁS
Autor: LUDMYLLA DA SILVA MOREIRA
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
ANTONIO BATISTA RIBEIRO NETO - Coorientador
Catalogação: 09/MAR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47033&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47033&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47033
Resumo:
Este trabalho fundamentou-se na teoria da visão baseada em recursos (RBV) e nas cinco forças competitivas de mercado para identificar e analisar os fatores determinantes para o desempenho operacional de pequenos negócios prestadores de serviços, evidenciando os facilitadores e barreiras para o desempenho dos mesmos. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão sistemática da literatura (RSL) para identificar os principais determinantes e o estudo de caso para explorar como os pequenos negócios abordam esses determinantes em seu desempenho operacional. Neste contexto, este estudo foi realizado junto a quatro pequenos negócios prestadores de serviços do setor de petróleo e gás, parceiras do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE/RJ). Como resultados da RSL, identificou-se a inovação e a orientação ao mercado como os principais determinantes frequentemente relacionados ao desempenho de pequenos negócios em serviços. Os principais facilitadores identificados foram qualidade, capital humano e inovação de produto/serviço, enquanto que recursos limitados e funcionários desqualificados foram identificados como as principais barreiras. Assim, na análise dos resultados dos estudos de caso observou-se que a competitividade e o crescimento no mercado são as forças que direcionam as atividades de inovação, logo, a orientação ao mercado se torna necessária paras as empresas direcionarem suas ações de maneira estrategicamente assertiva e, com a inovação, as organizações visam melhorar seus desempenhos, gerando vantagens competitivas ao oferecer novos serviços.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF