Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OCUPAÇÃO DE TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS NO RIO DE JANEIRO: AÇÃO COLETIVA; REIVINDICAÇÕES E CONQUISTAS
Autor: ADRIANA DA SILVA LISBOA TOMAZ
Colaborador(es): ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Catalogação: 19/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46910&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46910&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46910
Resumo:
Esta tese de doutorado investiga as ocupações das escolas na percepção dos estudantes no ano de 2016, focalizando estudantes que se posicionaram, respectivamente, de maneira favorável e de maneira contrária à ocupação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória do tema, e leva em conta autores de referência que se debruçaram sobre temas como novíssimos movimentos sociais (Day, 2015; Gohn, 2008), coletivos sociais (Maia, 2013; Perez; Souza, 2017), juventude (Corrochano,2018) e tecnologias digitais de informação e comunicação (Castells, 2013; Spósito, 2014). As percepções dos estudantes sobre ocupações foram investigadas em três colégios estaduais de Ensino Médio do Rio de Janeiro, a saber: C. E. Prefeito Mendes de Moraes; C. E. Amaro Cavalcanti e C. E. José Leite Lopes. A escolha do campo esteve baseada na observação de 40 vídeos elaborados e postados por estudantes nas redes sociais durante as ocupações em diversas escolas. A partir desse conjunto de mídias, foi editado um vídeo gatilho, de aproximadamente quatro minutos de duração, que enfatiza temas posteriormente abordados em entrevistas coletivas realizadas com os mesmos estudantes. A pesquisa permitiu compreender que reivindicações relativas a problemas de infraestrutura escolar, a falta de diálogo sobre as demandas de professores e alunos e a eleição direta para diretor se expressaram como fatores promotores de unidade entre os alunos antes e no início das ocupações. O momento de cisão dos estudantes em dois posicionamentos opostos ocorre cedo, a partir da efetivação das ocupações, fazendo dessa experiência comum um fator de distinção entre duas visões de escola. A ênfase na dimensão relacional e afetiva da ocupação é significativa entre os estudantes posicionados a favor do movimento. Entre eles se evidencia um sentimento de pertencimento, uma visão da escola como um bem comum, um espaço feito para eles, estudantes atuais e futuros, e no qual desejam poder colocar suas opiniões. A ênfase dos estudantes na dimensão acadêmica e no potencial prejuízo causado pela ocupação no seu preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio é significativa entre os estudantes contrários à ocupação. Entre eles também se evidencia uma preocupação mais pragmática com as aulas perdidas, com a falta de cobertura do currículo e com o enfraquecimento da perspectiva propedêutica da sua escola. A pesquisa também identificou ganhos materiais e simbólicos decorrentes da ocupação. Os primeiros envolvem aspectos tais como: i) medidas para assegurar a transparência no uso dos recursos públicos destinados à merenda escolar; ii) lei dispondo que a provisão do cargo de diretor das escolas da rede estadual de ensino passe a ser feita por eleição direta pela comunidade escolar e não mais por indicação; iii) reativação de medida legal relativa ao grêmio estudantil; iv) estabelecimento de repasse de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a cada escola ocupada para reparos emergenciais, exceto o Colégio José Leite Lopes; v) estabelecimento do compromisso de reforma de 185 escolas com pior indicador de infraestrutura e publicação dos gastos; vi) suspensão das avaliações estaduais. Entre os principais ganhos simbólicos esta pesquisa identificou mudanças institucionais para atender às reivindicações dos estudantes, como a de uma maior escuta por parte da direção das escolas e de um maior espaço para colocar suas opiniões.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF