Título: | PROGRAMAS TRAINEES COMO MEIO DE INTRODUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES: O ESTUDO DE CASO DA PETROBRAS | |||||||
Autor: |
CARLA TORTARA DANTAS |
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Colaborador(es): |
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 22/MAR/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4682&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4682&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4682 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Nas últimas décadas, vê-se uma tendência à tratar a gestão
de competências como um dos aspectos principais para a
gestão estratégica de recursos humanos. Nas organizações
brasileiras, esta tendência é caracterizada pela criação
das universidades corporativas (UC), uma função
organizacional cuja principal missão deve ser a de
assegurar a continuidade e a qualidade dos investimentos
educacionais. Entre outras atividades, a UC é às vezes
responsável por introduzir os novos empregados novos na
organização, por meio de um programa intensivo da formação
e adaptação. No Brasil tem sido comum a adoção de programas
trainees para introdução e formação de jovens talentos.
Como um assunto pouco estudado em nosso país, este trabalho
tem como objetivo identificar os aspectos que podem
contribuir para avaliar a eficácia deste tipo de programa,
analisando o exemplo de sua aplicação na Petrobrás, a maior
empresa brasileira. As conclusões são baseadas na percepção
dos vários tipos de atores organizacionais envolvidos com o
Programa Trainees Petrobrás, os quais identificaram
aspectos de diferentes naturezas que influenciam na
eficácia do Programa.
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