Título: | IMAGENS DE GILBERTO FREYRE: A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA E (AUTO)BIOGRÁFICA DE PERFIS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CATIA SIMONE PEREIRA DE SOUSA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 19/MAR/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4677&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4677&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4677 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este estudo consiste em analisar as estratégias literárias
utilizadas por Gilberto Freyre para a construção de perfis
(auto)biográficos. Foram escolhidos de sua obra os relatos
menores em extensão e/ou de circulação mais restrita: O
velho Félix e suas Memórias de um Cavalcanti, Um
engenheiro francês no Brasil, Manuel Bandeira em três
tempos e Tempo morto e outros tempos. Enfoque
contemporâneo tendo por base a interdisciplinaridade e o
micro-relato. O resgate do passado via história íntima
realizado por nosso escritor, ao longo de sua carreira,
inspirou o presente trabalho. O exercício da crítica
biográfica como contribuição para os estudos de cultura
brasileira.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|