Título: | EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ESCOLA | ||||||||||||
Autor: |
ROGERS BARROS DE PAULA |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador EDGAR APARECIDO DA COSTA - Coorientador |
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Catalogação: | 05/FEV/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46720 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, visa compreender efeitos da inserção de estudantes estrangeiros no sistema educacional brasileiro considerando resultados educacionais e interação escolar desses estudantes e suas famílias com agentes escolares, tendo os elementos território e fronteira como a base da discussão. No estudo quantitativo, foram descritos os efeitos nacionalidade e fronteira sobre os resultados da Prova Brasil de municípios e escolas brasileiras nas edições de 2011, 2013 e 2015. A partir das análises de correlações e regressões múltiplas realizadas, foi evidenciada a associação entre as taxas relativas de matrículas com nacionalidade estrangeira por município e escola brasileira e as suas respectivas proficiências e o efeito negativo que a variável geográfica cidades-gêmeas atribuiu às proficiências registradas. Esses achados nortearam o segundo estudo da pesquisa, com o intuito de verificar efeitos da inserção de estudantes estrangeiros em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, diretamente na escola. Foram realizadas observações e entrevistas com agentes de duas escolas com altas taxas relativas de matrículas com nacionalidade estrangeira na cidade-gêmea de Corumbá-MS. Sob a perspectiva de estabelecidos e outsiders de Norbert Elias e John Scotson (2000), evidenciou-se que as territorialidades de fronteiriços brasileiros e estrangeiros em cidade-gêmea ditam as negociações sobre as nacionalidades documentais, identidades étnicas e direitos sobre o espaço fronteiriço e que acabam adentrando às escolas por meio das opiniões de brasileiros estabelecidos sobre estudantes estrangeiros e as suas famílias outsiders.
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