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Título: VIVÊNCIA DA PARENTALIDADE COM FILHO SURDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor: ANIELLE CRISTINE FARIAS QUEIROZ DOS SANTOS
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 31/JAN/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46669&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46669&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46669
Resumo:
A confirmação do diagnóstico de surdez do filho pode provocar conflitos internos nos pais ouvintes, dificultando o investimento emocional e afetivo no filho surdo. Diante da importância da família para a promoção do desenvolvimento da criança, esta pesquisa teve como objetivo investigar como pais e mães ouvintes vivenciam a parentalidade com um filho surdo. Para tal, consideramos importante abordar a definição de surdez e as possíveis causas, tipos, graus e tratamento da perda auditiva, as concepções socioculturais da surdez e a cultura surda. Para uma melhor compreensão do impacto do diagnóstico no exercício da parentalidade, abordamos algumas questões referentes ao nascimento de uma criança muito diferente da esperada pelos pais, a adaptação/aproximação com a criança surda – que exige um processo de luto – e as particularidades da interação entre os pais ouvintes e o filho surdo. Realizamos um estudo qualitativo. Foram entrevistados oito sujeitos independentes, pais e mães ouvintes (quatro homens e quatro mulheres). A partir da análise do material discursivo das entrevistas dos participantes, emergiram seis categorias: 1) Descoberta da surdez: da suspeita à confirmação do diagnóstico; 2) Confirmação do diagnóstico: luto na parentalidade com um filho surdo; 3) O ideal do filho falante; 4) (Des)conhecimento da surdez e sua influência nos cuidados parentais; 5) Rede de apoio na surdez; 6) Tornando-se pais resilientes. Constatamos que a confirmação do diagnóstico de surdez do filho é uma situação complexa para os pais ouvintes. A diferença significativa entre a criança idealizada e a real, que não nasceu normal e saudável, é um desafio a ser enfrentado pelos pais, que apresentaram muitas dificuldades em aceitar o diagnóstico. Somado a isso, a compreensão da surdez como patologia e, diante disso, a busca do implante coclear como meio de viabilizar a cura do filho, atuam também como dificultadores do processo de aceitação e enfrentamento. A vivência do luto pelo filho idealizado, das emoções e dos sentimentos decorrentes deste processo, assim como o suporte da rede de apoio e o conhecimento acerca da surdez e das potencialidades da pessoa surda são elementos essenciais que possibilitaram aos pais ressignificar o diagnóstico e se relacionar com o filho surdo. Isto repercutiu no processo de resiliência frente à surdez do filho e na promoção de saúde de todos os membros da família. Os resultados desse estudo apontam, ainda, a necessidade de apoio e orientação para os pais ouvintes, que muitas vezes ficam mobilizados e desorientados frente à criação de um filho surdo.
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