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Título: BRANQUITUDE E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL CARIOCA
Autor: ANNA LUIZA BARBOSA MARTINS
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 09/DEZ/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46268&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46268&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46268
Resumo:
A pesquisa buscou estudar a identidade racial branca tal como percebida por professoras atuantes em escolas municipais do Rio de Janeiro, selecionadas por amostra de conveniência. O objetivo foi investigar como essas educadoras, autodeclaradas brancas, percebem sua própria branquitude diante de seu público na escola - alunos de maioria negra. O trabalho consiste em um diálogo entre Psicologia Social Crítica e Educação, usando como técnica entrevistas individuais, devidamente analisadas pelo método da Análise de Conteúdo. Percebeu-se tanto a necessidade de que os educadores brancos percebam-se racializados, quanto a importância de ações coletivas e políticas públicas para lidar com as reverberações da desigualdade racial no âmbito escolar.
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