Título: | A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS | |||||||
Autor: |
MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS |
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Colaborador(es): |
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador |
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Catalogação: | 09/MAR/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4624 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A educação doméstica foi uma significativa prática de
educação realizada nas Casas do Brasil de Oitocentos, que,
em determinados momentos, consistiu na forma majoritária de
ensinamentos dados a crianças e jovens, naquele tempo e
contexto. Realizada pelos mestres, que se caracterizavam
como professores particulares, preceptores, ou mesmo por
familiares e padres, essa modalidade foi uma prática
constante de educação durante todo o Brasil Imperial, tendo
sua origem na educação de príncipes e nobres e sendo
marcada pela influência européia. A tese propõe-se a
estudar as características dessa prática e das
circunstâncias em que ocorria na Casa, bem como, as
relações que se estabeleciam entre ela, os colégios
particulares e a escola estatal emergente, em um cotidiano
em que conviviam essas diferentes modalidades de educação,
concebidas como formas reconhecidas de educar meninos e
meninas em Oitocentos. A pesquisa está baseada em diversos
tipos de fontes documentais, principalmente em periódicos
da época, que, explicitamente, apresentam como se
configuravam as práticas de educação realizadas na Casa e
como se inscrevem nesse período os mestres, agentes e
responsáveis pela educação das crianças de elite no Brasil
Oitocentista.
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