Título: | O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO DESEMPENHO DE EXPORTAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA: INFLUÊNCIA DAS CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS E AMBIENTE INSTITUCIONAL | ||||||||||||
Autor: |
CAMILA CARVALHO COSTA |
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Colaborador(es): |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO - Coorientador |
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Catalogação: | 29/NOV/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46080&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46080&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46080 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As corporações estão sendo cada vez mais cobradas por uma atuação ambientalmente sustentável, principalmente nos mercados mais maduros, e tratam-se de importantes atores no atingimento das metas para o controle do aquecimento global. O Brasil tem uma participação protagonista no comércio
mundial de alimentos, e seu papel torna-se mais relevante ao passo que as taxas crescentes de aumento populacional colocam o mundo em alerta para as questões climáticas e de segurança alimentar. Trazendo ainda mais foco para a temática, o país possui uma das maiores biodiversidades do planeta e é detentor de grande parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo e responsável por parte do equilíbrio climático do globo, ao passo que a agroindústria responde pelo consumo de mais de 78 porcento dos recursos hídricos brasileiros, ocupa em torno de 21 porcento do território nacional e é responsável por 74 porcento das emissões de gases de efeito estufa do país. Nesse contexto, fundamentado na Resource Based-View e Teoria Institucional foi construído um modelo com o objetivo de analisar o impacto dos fatores organizacionais (capacidades dinâmicas) e do ambiente institucional (sociedade, regulação e concorrência) nas estratégias de sustentabilidade ambiental e como estas estratégias impactam o desempenho de exportação das empresas da agropecuária brasileira. Na literatura há poucos estudos empíricos com foco em analisar as relações entre esses constructos e nenhum deles no âmbito da agroindústria brasileira. Ademais, buscou-se uma contribuição adicional ao analisar como o nível de maturidade em sustentabilidade ambiental dos países de destino influencia na relação entre as estratégias de sustentabilidade e o desempenho de exportação. Para o teste do modelo, foi realizado um levantamento de dados com gestores de 143 empresas exportadoras da agroindústria brasileira, através de um questionário on-line e foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM) para a estimativa de parâmetros. Os resultados empíricos corroboram parte das hipóteses apresentadas, revelando a significância da relação principal do estudo (estratégias de sustentabilidade e desempenho de exportação), além de apresentar o engajamento da liderança na temática da sustentabilidade como o principal fator interno da adoção deste tipo de estratégia, assim como a pressão percebida da sociedade estrangeira e da concorrência como os principais fatores externos. Contudo, a principal contribuição teórica do estudo é advinda da análise do fator de moderação. Os resultados evidenciam que no âmbito do grupo de empresas que exportam para países com uma maior maturidade na temática de sustentabilidade ambiental, a relação entre as estratégias de sustentabilidade ambiental e o desempenho de exportação foi mais expressivo do que para o grupo de empresas que exporta para países menos maduros no assunto.
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