Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INFOGRAFIA NO BRASIL: PANORAMA DE UMA LINGUAGEM MULTIMODAL
Autor: DANIEL MOURA NOGUEIRA
Colaborador(es): VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA - Coorientador
Catalogação: 21/NOV/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45966&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45966&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45966
Resumo:
Esta tese aborda o tema da linguagem infográfica, um dos produtos do Design da Informação, no Brasil. Os infográficos são amplamente usados como ferramenta de comunicação pela mídia, com o intuito de transmitir informações de modo sintético, claro e atraente por meio de representações visuais diagramáticas multimodais, onde coexistem diversas modalidades comunicativas, que combinam linguagem verbal e não verbal. A pesquisa analisa o persistente problema da nomenclatura na infografia, bem como tipologias relevantes. Propõe uma linha do tempo da evolução dos infográficos, traça um breve histórico da infografia no Brasil e examina sua participação na maior premiação de infografia mundial (Malofiej) ao longo dos últimos 26 anos. Investiga e analisa dados acerca do ensino da infografia no país, observando a presença de disciplinas ligadas ao tema nos cursos superiores de jornalismo e design. Os aportes teóricos se encontram nas obras de Cairo, De Pablos, Sancho, Tufte, Moraes e Kanno, que desenvolveram investigações acerca da linguagem infográfica e visualização da informação. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas junto a profissionais premiados internacionalmente e professores, como forma de mapear conceitos, pressupostos teóricos e questões relacionadas ao atual cenário da infografia. O trabalho visou reunir dados que permitam a construção de um diagnóstico da infografia no Brasil na esfera acadêmica e sua práxis, algo não revelado de forma integrada por pesquisas anteriores, bem como oferecer uma reflexão acerca do papel da infografia e sua perspectiva como ferramenta informativa no cenário contemporâneo nacional. Como resultado, elaborou-se uma série de infográficos que traçam um panorama da infografia brasileira, de modo a disponibilizar dados para a comunidade de infografistas, jornalistas, designers e professores do campo do Design da Informação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF