Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR À SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor: BARBARA FIGUEIREDO SANTOS
Colaborador(es): MARCIA REGINA BOTAO GOMES - Orientador
Catalogação: 07/NOV/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45889&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45889&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45889
Resumo:
Esta pesquisa apresenta como proposta a análise do trabalho do assistente social numa modalidade de atenção à saúde pouco problematizada pela profissão: a Atenção Domiciliar. No processo da pesquisa, buscou-se refletir sobre a categoria trabalho e as suas especificidades no modo de produção capitalista, bem como, suas transformações e conjuntura atual no cenário brasileiro. Algumas perguntas norteiam os nossos estudos, sobretudo, a indagação sobre o trabalho do assistente social na política de Saúde e o seu papel na modalidade de atenção aqui analisada. As particularidades do trabalho e a compreensão da relação da situação atual da política de saúde no município do Rio de Janeiro com a dinâmica societária mais ampla trazem elementos importantes para entender as incidências no modo de vida e de trabalho cotidiano do assistente social na Atenção Domiciliar à Saúde. Nesse contexto, identificamos dois aspectos principais: o primeiro deles é o fato do atendimento ser realizado no domicílio - que é um espaço particular, íntimo do usuário e sua família, onde os profissionais vão encontrar diversos modos de vidas, histórias e hábitos. Isso significa que para o trabalho na Atenção Domiciliar é indispensável se despir de visões preconceituosas, para não conduzir o trabalho para um viés conservador. O segundo aspecto diz respeito aos cuidados serem feitos a partir de orientações à família, o que antes acontecia no ambiente hospitalar e por profissionais de saúde, agora acontece sob responsabilidade da família. A figura feminina assume centralidade nesse tipo de modalidade de atenção à saúde e para além das tarefas domésticas assumidas pelas mulheres nos seus domicílios por conta das diferenças de gênero reproduzidas em nossa sociedade patriarcal, a mulher assume também a função de cuidadora. Dessa maneira, existe um movimento que consideramos contraditório: se por um lado, o retorno para casa é significante para a qualidade de vida dos usuários e sua família, por outro pode trazer uma sobrecarga de responsabilidade de cuidados de saúde e domésticos imensuráveis para àqueles que aderem a esse tipo de programa. Para o trabalho do assistente social tais ponderações são fundamentais, já que pode ser um espaço em potencial na contribuição profissional para a garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida da população, como também pode ser um solo produtivo para armadilhas conservadoras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF