Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DO MUNDO VIRTUAL AO ESPAÇO POTENCIAL: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA
Autor: JULIANA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 21/OUT/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45776&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45776&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45776
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo investigar uma possível aproximação entre espaço virtual e espaço potencial a partir do uso dos ambientes virtuais feito por alguns de seus frequentadores. Com este intuito foram trabalhados os conceitos winnicottianos de espaço potencial e brincar, as noções de espaço virtual e ciberespaço, relatos de experiências de usuários extraídos de pesquisas qualitativas, uma campanha promovida por uma ONG, um estudo de caso clínico, assim como uma postagem extraída do Twitter. Foi visto que, para algumas pessoas, o espaço virtual parece funcionar como uma zona neutra de relaxamento, de forma análoga ao espaço potencial conforme proposto por Winnicott. Alguns aspectos do espaço virtual foram comparados a características do espaço potencial, como por exemplo a sua existência enquanto uma área intermediária para a qual contribuem tanto a fantasia quanto o mundo externo. O fator determinante para que o espaço virtual se assemelhasse ao espaço potencial foi que os seus usuários não fizessem exigências quanto a realidade concreta daquele ambiente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF