Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ALGORITMOS PARA DIAGNÓSTICO ASSISTIDO DE NÓDULOS PULMONARES SOLITÁRIOS EM IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Autor: ARISTOFANES CORREA SILVA
Colaborador(es): MARCELO GATTASS - Orientador
PAULO CEZAR PINTO CARVALHO - Coorientador
Catalogação: 19/FEV/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4516&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4516&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4516
Resumo:
O presente trabalho visa desenvolver uma ferramenta computacional para sugerir sobre a malignidade ou benignidade de Nódulos Pulmonares Solitários, através da análise de medidas de textura e geometria obtidas a partir das imagens de tomografia computadorizada. São propostos quatro grupos de métodos com o objetivo de sugerir o diagnóstico para o nódulo. Os grupos de métodos são divididos de acordo com suas características comuns. O Grupo I trata dos métodos baseados em textura adaptados para 3D, como o histograma, o Método de Dependência Espacial de Níveis de Cinza, o Método de Diferença de Níveis de Cinza e o Método de Comprimento de Primitivas de Níveis de Cinza. O Grupo II também trata da textura dos nódulos, mas utiliza quatro funções geoestatísticas denominadas semivariograma, semimadograma, covariograma e correlograma. O Grupo III descreve apenas medidas baseadas na geometria do nódulo, como a convexidade, a esfericidade e medidas baseadas na curvatura. Por fim, o Grupo IV analisa os métodos do coeficiente de Gini e do esqueleto dos nódulos, que levam em consideração tanto a geometria quanto a textura do nódulo. Foi analisada uma amostra com 36 nódulos, sendo 29 benignos e 7 malignos, e os resultados preliminares são promissores na caracterização dos nódulos pulmonares. A maioria dos grupos de métodos propostos tem o valor da área sobre a curva ROC acima de 0.800, utilizando a Análise Discriminante Linear de Fisher e a Rede Neural Perceptron de Múltiplas Camadas. Isto significa que os métodos propostos possuem grande potencial na discriminação e classificação dos Nódulos Pulmonares Solitários.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF