Título: | VIAGENS MODERNISTAS: EUROPA E BRASIL SOB A ÓTICA DE ANTÓNIO DE ALCÂNTARA MACHADO, BLAISE CENDRARS E OSWALD DE ANDRADE | ||||||||||||
Autor: |
FREDERICO SPADA SILVA |
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Colaborador(es): |
RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador |
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Catalogação: | 23/AGO/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44274&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44274&idi=2 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44274&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44274 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese Viagens modernistas: Europa e Brasil sob a ótica de António de Alcântara Machado, Blaise Cendrars e Oswald de Andrade parte da leitura comparada de três obras literárias publicadas durante a década de 1920, Pathé-Baby (1926), de António de Alcântara Machado; Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade; e Feuilles de route (primeiramente dividida em três partes editadas entre 1924 e 1928, Le Formose, São Paulo e Inédites, e reunidas pelo autor em 1944), de Blaise Cendrars (escritor suíço de expressão francófona). Tendo por premissa três eixos temáticos que aproximam tais obras – a saber, as vanguardas históricas, a viagem e o olhar do autor-viajante –, a tese aponta como a literatura de viagem e o olhar sobre o outro se modificaram com o advento das vanguardas e se estrutura, assim, a partir de três questões principais suscitadas pela leitura do corpus literário. Primeiramente, investiga em que medida os referidos textos contribuem para a solidificação do projeto modernista brasileiro, ao trazer para a cena de vanguarda, eminentemente urbana, a poesia e a crônica de viagem. Em seguida, elucida as maneiras pelas quais se trava o diálogo entre a modernidade europeia presenciada por Alcântara Machado – e trazida a nós também por Blaise Cendrars – e o passado colonial brasileiro que Oswald desvela em seu ritual antropofágico de construção da vanguarda artística brasileira. Por fim, analisa em que medida se pode considerar Pau Brasil e Feuilles de route obras espelhadas, simétricas, em que a paisagem e a história do Brasil guiam o olhar e a pena de ambos os poetas, permitindo lê-las como obras contínuas, como uma espécie de guia poético de uma viagem que, zarpando da Europa, adentra o Brasil e a ela retorna. Além disso, uma vez que tal leitura é feita à luz tanto de teorias sobre literatura de viagem como dos estudos culturais, também se discutem outros aspectos como discursos de identidade e alteridade, cosmopolitismo, experiência urbana, e intermidialidade.
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