Título: | COMPORTAMENTO DE VIGAS DE AÇO SUJEITAS A CARGAS CONCENTRADAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL | |||||||
Autor: |
ELAINE TOSCANO FONSECA |
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Colaborador(es): |
SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Coorientador PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - Coorientador |
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Catalogação: | 15/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4392&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4392&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4392 | |||||||
Resumo: | ||||||||
As cargas concentradas em vigas de aço são freqüentemente
encontradas na prática. Nas situações onde o local de
aplicação da carga é fixo, enrijecedores transversais de
alma podem ser usados para aumentar a sua resistência, mas
devem ser evitados por razões econômicas. Para cargas
móveis, é fundamental conhecer a resistência última das
almas não enrijecidas. Diversas teorias foram
desenvolvidas para este problema, mas ainda assim, o erro
das fórmulas de previsão é superior a 40%. Duas são as
causas desta dificuldade de se encontrar uma equação mais
precisa: o grande número de parâmetros que influenciam o
comportamento de uma viga sujeita a cargas concentradas, e
o número insuficiente de dados experimentais presentes na
literatura. Por outro lado, o colapso da estrutura pode
ocorrer por: plastificação, flambagem global da alma,
enrugamento (crippling) ou uma combinação destes estados
limites. Apesar disto, nenhum estudo foi desenvolvido para
avaliar a participação total ou parcial de cada
comportamento no colapso. As redes neurais são modelos
computacionais inspirados na estrutura do cérebro, que
apresentam características humanas como o aprendizado por
experiência e a generalização do conhecimento a partir dos
exemplos apresentados. Estas características permitiram,
em estudos preliminares, a utilização das redes neurais na
previsão da carga última de vigas de aço sujeitas a
cargas concentradas. A Lógica Nebulosa tem como objetivo
modelar o modo aproximado de raciocínio, tentando imitar a
habilidade humana de tomar decisões racionais em um
ambiente de incerteza e imprecisão. Deste modo, a Lógica
Nebulosa é uma técnica inteligente que fornece um
mecanismo para manipular informações imprecisas, como
conceitos de esbeltez, compacidade, flexibilidade e
rigidez, além de estabelecer limites mais graduais entre
os fenômenos físicos do problema. Os Algoritmos Genéticos
foram inspirados no princípio Darwiniano da evolução das
espécies (sobrevivência dos mais aptos e mutações) e na
genética. São algoritmos probabilísticos, que fornecem um
mecanismo de busca paralela e adaptativa, e têm sido
empregados em diversos problemas de otimização. Este
trabalho é a continuação do estudo desenvolvido na
dissertação de mestrado (Fonseca, 1999) e tem o objetivo
de propor um sistema de avaliação do comportamento
estrutural de cargas concentradas, através de uma
identificação da influência dos diversos parâmetros na
carga e nos tipos de comportamento resultantes
(plastificação, enrugamento e flambagem global),
estabelecendo limites mais flexíveis entre cada um destes.
Esta análise será executada empregando um sistema neuro-
fuzzy (híbrido de redes neurais e de lógica nebulosa).
Para viabilizar esta análise, torna-se necessária a
apresentação de dados de treinamento onde o comportamento
estrutural é conhecido. Este trabalho também apresenta um
estudo de otimização das fórmulas de projeto existentes
empregando algoritmos genéticos. Os resultados obtidos
neste trabalho contribuem para, no futuro, o
desenvolvimento de uma fórmula de projeto mais precisa. De
posse desta nova fórmula, uma sugestão para sua
incorporação em normas de projeto de estruturas de aço
poderá ser feita, garantindo, desta forma, um
dimensionamento mais seguro e econômico.
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