Título: | O OLHAR AMEAÇADO: FASCÍNIO E HORROR EM TEXTO E IMAGEM | |||||||
Autor: |
ANA MARTHA WILSON MAIA |
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Colaborador(es): |
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador |
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Catalogação: | 14/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4389 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A tese mostra, através de textos literários e imagens, a
presença do olhar como objeto causa de fascínio e de
horror. Esse olhar ameaçado está presente na literatura,
nos roteiros cinematográficos e nas artes plásticas. Na
tradição filosófica, o olhar está associado ao olho que
vê,
ao sujeito. Ao postular o olhar como um objeto da pulsão,
a
psicanálise ressalta que a libido está presente no campo
visual e, portanto, o olhar não se reduz à visão. É nesta
esquize entre o olho e o olhar que se manifesta a pulsão
escópica, evidenciando a relação do sujeito com este
inapresensível objeto de desejo chamado olhar. Em sua
face
de fascinação, o olhar é como um clarão, uma luz que
captura o sujeito, enquanto que o apavora e amedronta, em
seu lado de horror, devido à relação com a castração e
o enigma do feminino. Quando o olho e o olhar não se
distinguem, encontra-se a loucura.
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