Título: | UM OBJETO DE ENSINO CHAMADO HISTÓRIA: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NAS TRAMAS DA DIDATIZAÇÃO | |||||||
Autor: |
CARMEN TERESA GABRIEL ANHORN |
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Colaborador(es): |
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador |
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Catalogação: | 08/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4360 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Inserido no campo da reflexão didática da História e tendo
como base as contribuições da teoria da transposição
didática desenvolvida no programa de pesquisa de Yves
Chevallard, este estudo tem como preocupação central
analisar a especificidade do processo de didatização que
permite que a História de objeto de investigação acadêmica
transforme-se em objeto de ensino de uma disciplina
escolar. Em função da natureza epistemológica do saber em
foco, foram selecionados três grandes eixos de discussão -
didática e epistemologia; epistemologia e linguagem e
identidade e narrativa - a partir dos quais emergiram os
demais enfoques que contribuíram para a construção do
quadro teórico-metodológico desta pesquisa. Apoiada nas
contribuições da epistemologia escolar na perspectiva
chevalardiana, da proposta de Análise de Discurso de
Fairclough e da hermenêutica de Ricoeur procurei trazer à
tona a dinâmica específica da vida dos saberes históricos
escolares nas duas esferas de didatização selecionadas (PCN
de história e sala de aula) Conceitos como identidade
narrativa (Ricoeur), prática discursiva (Fairclough), campo
de experiência e horizonte de expectativa (Koselleck)
ocupam assim, um lugar de destaque nessa reflexão na medida
em que oferecem pistas alternativas para enfrentar a
necessária transposição do saber histórico sem negar,
contudo a sua complexidade. O primeiro conceito ajuda a
pensar a problemática da construção da identidade nacional,
uma das principais razões de ser do saber histórico tendo
incidência direta sobre a sua natureza epistemológica. O
segundo aponta pistas metodológicas fecundas para a
apreensão das dimensões axiológicas do objeto saber,
central nesta pesquisa. Quanto aos conceitos elaborados por
Koselleck, eles permitem enfrentar a questão do tempo
histórico, crucial na reflexão histórica, sem cair em
visões dicotômicas. O objetivo maior deste estudo é
contribuir para a superação de alguns desafios situados no
campo do ensino de história referentes à problemática dos
saberes. Ao reconhecer a relevância e complexidade do
elemento saber no processo de ensino-aprendizagem, oferece
a possibilidade de ampliar o leque das variáveis que
entram, ou devem entrar em jogo, na avaliação das
permanências e mudanças do saber histórico a-ser-ensinado e
ensinado ao longo da trajetória de construção dessa
disciplina.
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