Título: | VERDADEIRO HOMEM, VERDADEIRO DEUS: FUNDAMENTOS CRISTOLÓGICOS DA ANTROPOLOGIA CRISTÃ NA REFLEXÃO DE WOLFHART PANNENBERG | |||||||
Autor: |
MARCO ANTONIO DE SANTANA |
|||||||
Colaborador(es): |
ALFONSO GARCIA RUBIO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 06/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4349&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4349&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4349 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Tendo em vista os reducionismos de cunho antropológico
vividos na espiritualidade e na práxis dos cristãos na
atual Igreja latino-americana, que tem como pressuposto
uma
cristologia que não une adequadamente o Cristo da fé com
o
Jesus da história, o crucificado com o ressuscitado, o
presente trabalho tem o objetivo de investigar a relação
entre cristologia e a antropologia no pensamento
teológico
de Wolfhart Pannenberg. A ênfase de nossa pesquisa
consiste
em refletir sobre os conteúdos de sua cristologia com o
intuito de averiguar se eles nos possibilitariam uma
articulação apropriada entre cristologia do alto e do
baixo, propiciando a superação dos dualismos
antropológicos
vividos em nossa realidade eclesial. A reflexão
cristológica
pannenberguiana parte de baixo, mas tem como pressuposto
a
cristologia do alto, tornando possível uma cristologia
articuladora entre a humanidade e a divindade de Jesus
Cristo, entre o crucificado e o ressuscitado, oferecendo
assim uma antropologia que integra as múltiplas dimensões
do ser humano. Segundo Pannenberg, a cristologia tem uma
compreensão prévia do homem e de Deus; contudo, essa
compreensão é superada na medida em que, em última
instância, falar de Deus e do homem significa falar de
Jesus Cristo. Mediante sua vida, morte e ressurreição,
Jesus nos revelou sua humanidade e divindade. Desse modo,
pode-se afirmar que a humanidade e a divindade de Jesus
são
os fundamentos da antropologia cristã e que, entre
cristologia e antropologia, existe uma profunda interação
que estabelece entre ambas uma circularidade hermenêutica.
|
||||||||