Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ESTUDO DE VIABILIDADE DE INCORPORAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA VERMELHA
Autor: PEDRO FRANCA MAGALHAES
Colaborador(es): LUIZ ALBERTO CESAR TEIXEIRA - Orientador
CARLOS EDUARDO DA SILVA COSTA - Coorientador
Catalogação: 29/DEZ/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4339&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4339&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4339
Resumo:
Nesta dissertação apresenta-se o estudo de viabilidade de incorporação de lodo proveniente de processos de clarificação de estações de tratamento de água, na produção de cerâmica vermelha; resíduo que atualmente é disposto indiscriminadamente em um manancial de captação, contribuindo para a alteração da qualidade das águas. Entende-se que a busca de uma solução viável para a destinação adequada deste resíduo, traga ganhos ambientais com baixos custos operacionais; sendo este o objetivo principal deste estudo. A relevância do assunto está na implantação de um sistema de gestão que proporcione a destinação adequada do resíduo e sua viabilização como insumo para a produção de cerâmica vermelha. Para tal, optou-se por fazer ensaios de caracterização da argila, do resíduo gerado em estações de tratamento de água e, por fim, estudou-se a incorporação a 40%, 50% e 60% do referido resíduo à argila, resultando em um produto cerâmico do qual foram estudadas as características físico-químicas e mecânicas. Os resultados alcançados indicaram a possibilidade de aproveitamento do resíduo, sendo necessário, para a adoção desta técnica, que sejam estabelecidos parâmetros de controle no processo produtivo de cerâmica vermelha.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF