Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ESTUDOS QUALITATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DE METABÓLITOS DE PIRENO EMPREGANDO CG/EM
Autor: PATRICIA RIZEL
Colaborador(es): ANGELA DE LUCA REBELLO WAGENER - Orientador
ELEINE FRANCIONI DE ABREU LIMA - Coorientador
Catalogação: 23/DEZ/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4329&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4329&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4329
Resumo:
Os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) são contaminantes carcinogênicos e mutagênicos, freqüentemente encontrados no ambiente. Muitos organismos são capazes de metabolizá-los rapidamente, tornando de fundamental importância o desenvolvimento de técnicas analíticas para a determinação de seus metabólitos. A determinação do 1- hidroxipireno é considerada com uma das primeiras etapas para a avaliação do risco ambiental por exposição dos HPAs. O pireno é um dos compostos predominantes desta classe de xenobióticos e o 1-hidroxipireno é o seu principal metabólito. Neste estudo é apresentado uma método para análise qualitativa do 1-hidroxipireno. Testes foram realizados afim de viabilizar a aplicação de uma metodologia para análises de rotina em amostras biológicas. O método escolhido envolve uma etapa de hidrólise ácida com subsequente extração líquido-líquido para obtenção do 1- hidroxipireno. A cromatografia de permeação em gel (CPG) foi empregada como um método de separação de lipídios, seguida de uma etapa de cromatografia líquida de coluna aberta. Uma vez que o 1-hidroxipireno é um composto de baixa volatilidade, foi incluída uma etapa de derivação com BSTFA e seguida de análise por CG/EM.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF