Título: | A FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: DA PRAIA VERMELHA À ILHA DO FUNDÃO - O (S) SENTIDO DA (S) MUDANÇA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GLORIA WALKYRIA DE FATIMA ROCHA |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador |
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Catalogação: | 22/DEZ/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4328&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4328&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4328 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho envolveu a discussão dos modos pelos quais
estão organizadas as práticas pedagógicas desenvolvidas
no
ensino médico de graduação da Faculdade de Medicina da
UFRJ, tendo como contexto as políticas de ensino superior
e
de saúde da década de 70 ao momento atual.
Duas foram as questões que serviram de ponto de partida
para a pesquisa: quais foram os efeitos da mudança físico-
espacial sobre as concepções de formação médica dos
antigos
professores da Praia Vermelha; e quais eram e quais são
as
lógicas ordenadoras prevalentes nos diferentes períodos.
Do ponto de vista metodológico, trabalhei com relatos
orais
na linha da história de vida de 21 professores oriundos
da
Praia Vermelha, procurando identificar em suas narrativas
os significados da mudança a respeito do projeto
pedagógico
da Escola de Medicina da UFRJ, as posições assumidas por
eles diante dos efeitos produzidos pela mudança, através
da
análise de suas trajetórias. Documentos referentes à
educação médica, às políticas de saúde e às políticas de
ensino superior constituíram-se em referências
indispensáveis para o mapeamento das configurações do
ensino médico de graduação em nosso país, em especial a
partir da Reforma Universitária de 1968.
Para o desenvolvimento da pesquisa, Pierre Bourdieu
revelou-
se como um dos interlocutores centrais. A potencialidade
dos conceitos de habitus, capital e campo permitiu pensar
o
princípio da ação histórica na relação entre dois estados
do social: a história objetivada nas coisas, sob a forma
de
instituições, e a história encarnada nos corpos sob a
forma
de disposições duráveis, o habitus (Bourdieu, 1994), no
nosso caso, a constituição do habitus docente. Lutas e
conflitos em torno de tomadas de posições acerca das
concepções da Faculdade de Medicina da UFRJ foram sendo
mapeadas e ajudaram a revelar as correlações de força que
atravessaram essa instituição desde os anos 60.
O trabalho está estruturado em torno dos seguintes eixos:
as mudanças da Praia Vermelha para o Fundão e as
conseqüências provocadas por esse deslocamento físico-
espacial na reconfiguração dos campos de poder no
interior
da Faculdade de Medicina e em última instância na
Universidade; as formas de ingresso na carreira docente
no
período estudado e os efeitos da reforma universitária
sobre essas carreiras, sobre as representações dos
saberes
e conhecimentos que compõem com o habitus a formação do
professor de medicina; a formação profissional promovida
pelo curso de Medicina, inscrevendo-a no contexto
histórico
das práticas pedagógicas descritas na literatura do campo
da educação médica, bem como dos efeitos das políticas de
saúde, da configuração do mercado de trabalho nessa área.
Em que pese o esforço que a Faculdade de Medicina vem
realizando, como (i) integrar o currículo a partir de
iniciativas interdepartamentais; (ii) aumentar as
atividades práticas; (iii) inserir o aluno na rede básica
de saúde; (iv) tornar obrigatório o internato médico nas
áreas consideradas básicas; (v) discutir a relação médico-
paciente via criação de uma disciplina, os resultados
sinalizam para a existência de contradições entre a
intenção e a efetividade dessas medidas.
Assim, tem prevalecido ainda um enfoque predominantemente
hospitalar e uma abordagem que privilegia o atendimento
especializado de doenças que exigem o uso intensivo de
tecnologia, fugindo das recomendações de centrar mais a
prática nos aspectos preventivos das doenças.
O apelo das especialidades, com maior prestígio e
remuneração, a necessidade de dedicação à pesquisa pelos
professores como pré-requisito para titulação, e o avanço
do conhecimento médico são os fatores apontados para o
declínio da propedêutica médica de cunho indiciário, e o
sucesso observado na introdução de práticas pedagógicas
conside
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