Título: | A ZONA DE AMPLIFICAÇÃO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A COGNIÇÃO INFANTIL SITUADA EM CONTEXTO ESCOLAR | |||||||
Autor: |
MARISOL BARENCO DE MELLO |
|||||||
Colaborador(es): |
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 16/DEZ/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4313&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4313&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4313 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho tem como ponto de partida a crítica aos
pressupostos racionais presentes nas teorias da cognição
infantil e seu desenvolvimento, que têm como
característica
a abstração descontextualizada como telos e condição do
desenvolvimento. Realizando um review de pesquisas
contemporâneas no campo da cognição e de modo específico
pesquisas que tratam da questão da representação, busca
conceitos presentes nestas pesquisas para traçar linhas
mestras de uma abordagem da cognição como situada em
contextos culturalmente constrangidos. Considerando como
foco da pesquisa as representações espaciais e o
desenvolvimento de noções relativas a este campo, busca
compreender os objetos culturais em sua historicidade
como
constitutivos dos contextos e das mudanças cognitivas que
ali são possibilitadas. Em três estudos realizados em
contexto de uma escola pública de Petrópolis, interior do
Rio de Janeiro, articula os conceitos das diferentes
teorias consideradas e constrói uma base de dados que
afirma a possibilidade da consideração da
situacionalidade
da cognição, analisando os processos de mudanças nas
representações infantis ocorridas nestes contextos a
partir
da interação sobre ferramentas culturais - linguagem e
representações espaciais. Afirmando como centrais nesta
abordagem os conceitos de apropriação e
recontextualização
de bases diversas de conhecimentos para a construção
situada de novos conhecimentos, apresenta o conceito de
zona de amplificação cultural, referida às relações
interativas e construtivas de conhecimentos que
possibilitam os objetos culturais, quando de sua inserção
em contextos escolares. O trabalho afirma a relação
indissociável entre cultura, linguagem e cognição no
desenvolvimento infantil, propondo uma abordagem teórica
pela qual o desenvolvimento humano e cultural possa ser
compreendido, tomando em conta sua contextualidade
social,
histórica e cultural.
|
||||||||