Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: HISTORIA EM QUADRINHOS NA INTERNET: UMA ADAPTAÇÃO AOS NOVOS DESAFIOS DA NARRATIVA DIGITAL
Autor: HIRAN FERREIRA DE LIRA
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Catalogação: 09/DEZ/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4284&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4284&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4284
Resumo:
Com o desenvolvimento da tecnologia digital, nos últimos 20 anos, mídias como a televisão, vídeo, cinema, rádio, impressos etc., convergiram para a Internet, adequando-se a este novo instrumento de comunicação. Os quadrinhos, como cultura de massa, também buscam seu espaço adequando e/ou desenvolvendo novas formas de linguagem e narrativa. A introdução de novos elementos como som, animação e interatividade podem transformar a forma como as pessoas lêem os quadrinhos. O cinema, o quadrinho, o desenho animado, a televisão - linguagens baseadas em imagens seqüenciais - intercambiam elementos de linguagem mutuamente e continuamente, mas já possuem uma linguagem bastante estruturada. Percebeu-se o esforço de muitos artistas do quadrinho em desenvolver ou adaptar a linguagem dos quadrinhos para um formato digital. Mas como fazer isso para uma mídia que ainda não definiu sua própria linguagem? Esta dissertação teve por objetivo investigar as iniciativas de adaptação da linguagem dos quadrinhos para o formato digital. Para isto, conduzimos nossa pesquisa de modo a contemplar três aspectos: o ponto de vista do profissional da área, a visão do consumidor e, por último, a análise do produto - o próprio quadrinho on-line - que os conecta. Estes dois primeiros aspectos foram analisados com base em entrevistas, concedidas por profissionais da área e estudantes das cidades do Recife e do Rio de Janeiro, que foram submetidas às técnicas de análise qualitativa do discurso, o que permitiu a detecção de recorrências e inconsistências nas respostas dos entrevistados. Os resultados desta análise definiram os padrões que serviram de base comparativa para o terceiro aspecto: a análise dos quadrinhos on-line veiculados na Internet, que proveu informações sobre as tendências, novas possibilidades e limitações.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF