Título: | FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO NO ESTADO DO TOCANTINS | |||||||
Autor: |
WALTER FALCHI HONORATO |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
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Catalogação: | 03/DEZ/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4256 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho procurou conhecer a proposta para a educação
formal da Fundação Fé e Alegria, a partir de um
estabelecimento estadual de ensino: o Colégio Frei Antônio,
em Tocantínia - TO. Inicialmente, este percurso foi
instigado por uma pesquisa realizada com escolas católicas
estadunidenses. Houve o estudo de documentos sobre a
educação católica no Brasil, sobre a trajetória e ideário
da Fundação Fé e Alegria e sobre a história da escola
estadual em foco. Para uma aproximação da realidade da
escola escolhida foram realizadas observações de campo,
entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários
na escola, junto à direção e os corpos docente e discente e
também entrevista junto a uma liderança indígena local.
Como o Colégio Frei Antônio é perpassado pela riqueza da
cultura indígena xerente, a análise dos dados coletados
procurou discutir a aquisição da língua portuguesa como um
instrumental na luta pelos direitos indígenas. Considerou-
se, ainda, o conjunto de relações existentes na escola como
um modo de vivência de valores comunitários.
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