Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO NO ESTADO DO TOCANTINS
Autor: WALTER FALCHI HONORATO
Colaborador(es): ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Catalogação: 03/DEZ/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4256
Resumo:
Este trabalho procurou conhecer a proposta para a educação formal da Fundação Fé e Alegria, a partir de um estabelecimento estadual de ensino: o Colégio Frei Antônio, em Tocantínia - TO. Inicialmente, este percurso foi instigado por uma pesquisa realizada com escolas católicas estadunidenses. Houve o estudo de documentos sobre a educação católica no Brasil, sobre a trajetória e ideário da Fundação Fé e Alegria e sobre a história da escola estadual em foco. Para uma aproximação da realidade da escola escolhida foram realizadas observações de campo, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários na escola, junto à direção e os corpos docente e discente e também entrevista junto a uma liderança indígena local. Como o Colégio Frei Antônio é perpassado pela riqueza da cultura indígena xerente, a análise dos dados coletados procurou discutir a aquisição da língua portuguesa como um instrumental na luta pelos direitos indígenas. Considerou- se, ainda, o conjunto de relações existentes na escola como um modo de vivência de valores comunitários.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
CAPÍTULO 8 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF