Título: | BARREIRAS À EXPORTAÇÃO QUE AFETAM EMPRESAS DE CONFECÇÃO DE LINGERIE DE NOVA FRIBURGO | |||||||
Autor: |
FLAVIO JOSE CHERMONT VIEIRA |
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Colaborador(es): |
HELENE BERTRAND - Orientador |
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Catalogação: | 03/DEZ/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4254&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4254&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4254 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O propósito deste trabalho é identificar as principais barreiras à exportação que micro, pequenas e médias
empresas da indústria de confecção de lingerie de Nova Friburgo encontram, ou encontrariam, para exportar seus produtos, e classificá-las em ordem de importância. O referencial teórico foi extraído da literatura existente sobre problemas de exportação publicada em livros e em artigos de revistas especializadas. Foram colhidas, através da aplicação de questionários, informações de 148 empresas,
que foram classificadas por tamanho de acordo com os parâmetros do SEBRAE, e tratadas através de análise de fatores, para reduzir as variáveis e facilitar a análise dos resultados. Foram identificados cinco fatores, que representam a síntese das variáveis analisadas: (1) escassez de profissionais com conhecimento dos padrões e tendências que permitam o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades do mercado; (2) falta de incentivos/assistência governamental e dificuldades para
encontrar insumos com qualidade; (3) dificuldades operacionais, legais e burocráticas; (4) diferenças
culturais e mercadológicas; (5) restrições de crédito e atraso tecnológico. Os resultados demonstram que a principal barreira à exportação se constitui na escassez de profissionais com conhecimento dos padrões e tendências que permitam o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades do mercado. Essa e as demais barreiras foram analisadas à luz da literatura pesquisada.
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