Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: TERCEIRIZAÇÃO COM COMPROMETIMENTO UM ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA
Autor: CARLOS EDUARDO FERNANDES CORREA
Colaborador(es): PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Catalogação: 28/NOV/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4222&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4222&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4222
Resumo:
A terceirização de serviços de conteúdo intelectual é um fato presente no dia a dia de grandes indústrias que atuam no Brasil e, em grande parte dos casos, estes serviços são contratados da mesma forma que outros sem conteúdo tecnológico e que não têm a mesma relevância nem para a competitividade das indústrias nem para o desenvolvimento do parque tecnológico brasileiro. Este trabalho objetiva estudar as relações entre terceirização e comprometimento organizacional na prestação de serviços de conteúdo intelectual e levanta a proposta de que, tão importante quanto utilizar sistemáticas adequadas de contratação, é garantir o gerenciamento adequado dos recursos humanos envolvidos. A pesquisa, realizada através de um estudo de caso e com a aplicação de questionários e entrevistas com abordagem qualitativa dos dados, apresenta e discute a sistemática de contratação de trabalho intelectual desenvolvida por uma grande industria atuante no Brasil que busca a melhoria do clima organizacional e o comprometimento organizacional dos prestadores de serviço. Os resultados obtidos mostraram que os gestores devem estar atentos não apenas ao componente calculativo mas também aos componentes afetivo e normativo do comprometimento organizacional, se pretendem buscar o aumento do nível de comprometimento organizacional dos terceiros envolvidos em atividades chave assim como apoiam as premissas de que conceitos apresentados na literatura para tratar do comprometimento na relação empresa/empregado são também aplicáveis na relação contratado/contratante e que a relação de confiança entre gestores e contratantes com profissionais tanto próprios quanto de terceiros é uma importante base para a motivação e o comprometimento destes profissionais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF