Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DO PROJETO GRÁFICO E IDEOLÓGICO: A IMPRESSÃODA NACIONALIDADE EM RÓTULOS OITOCENTISTAS BRASILEIROS
Autor: LIVIA LAZZARO REZENDE
Colaborador(es): RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador
Catalogação: 26/NOV/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4202&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4202&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4202
Resumo:
A presente dissertação parte de um estudo de caso para pensar questões mais amplas acerca da História do Design e da História Brasileira. A partir do último quartel do século XIX (do Segundo Reinado até a proclamação da República) quem desejasse registrar e assegurar a exclusividade de sua marca comercial deveria depositá-la nas Juntas Comerciais espalhadas pelo território nacional. Na Corte foi-se formando uma coleção de rótulos impressos em litografia que continham os mais diversos textos, imagens, propósitos, procedências e compromissos. Quando o registro de marcas pela Junta cessou com o advento da República, os livros- registro foram arquivados e posteriormente adquiridos pelo Arquivo Nacional como exemplares da cultura material oitocentista. Apesar de ser fonte rica para diversos estudos históricos, principalmente os interessados em imagem e comunicação visual, a coleção de rótulos esteve por mais de cem anos esquecida e mantida inativa como agente social. Um recorte temático foi imposto sobre os quase mil rótulos encontrados. Foram selecionados para análise gráfica aqueles exemplares que traziam a imagem do indígena (19 no total) e problematizados à luz da questões da identidade nacional e modernidade discutidas no século XIX. Através dos esforços da presente pesquisa procuramos não apenas recuperar parte da nossa cultura material como apontar novas propostas de entendimento e de narrativa para nossa própria história hoje em dia.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF