Título: | DESIGN GRÁFICO VERNACULAR: A ARTE DOS LETRISTAS | |||||||
Autor: |
FERNANDA DE ABREU CARDOSO |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
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Catalogação: | 26/NOV/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4201&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4201&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4201 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa pretende analisar a produção de material
gráfico produzido pelas classes populares, o que é aqui
denominado Design Gráfico Vernacular. O objetivo do
trabalho é analisar este fenômeno através de pesquisa
teórica, entrevistas, observações e análise gráfica do
objeto em questão considerando o contexto social em que
surge esse tipo de produção, o que a define, assim como o
uso desses objetos. O objeto de estudo consiste em um
conjunto de letreiros formado por três categorias de
negócios de prestação de serviços, sendo eles: bares,
restaurantes e lanchonetes; cabeleireiros e chaveiros,
registrados na cidade do Rio de Janeiro. A partir da
observação e análise do conjunto de letreiros
confeccionados artesanalmente por profissionais
especializados, os letristas, o trabalho busca também
verificar a existência de uma linguagem própria desse tipo
de produção. A pesquisa parte do princípio de que
instâncias de legitimação provenientes de grupos sociais
distintos, impõem valores e critérios de julgamento que
afetam a produção de um campo de produção de bens
simbólicos como o design. A importância desta pesquisa
reside no fato de que a produção do design gráfico
vernacular, mesmo caracterizando uma produção artesanal em
uma sociedade pós-industrial, ainda é uma prática comum em
todo o país. Esse tipo de produção convive com a produção
do design gráfico culto dentro de uma mesma sociedade,
porém ambos os campos de produção se formam para atender as
necessidades de grupos sociais distintos.
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