Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: HIPERTEXTO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET
Autor: ALEXANDRE CANTINI REZENDE
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Catalogação: 26/NOV/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200
Resumo:
O cruzamento entre as características da juventude da atualidade, com as características do hipertexto e a nova textualidade por ele proposta, a conjuntura de exclusão digital e a necessidade de mudança deste quadro são o ponto de partida para a exploração do hipertexto e a sugestão, com base nos postulados teóricos da pedagogia de David Ausubel, de um conjunto de ferramentas para a elaboração de um sistema em hipertexto que vise a eficiência pedagógica, não apenas através do conteúdo por ele apresentado, mas de uma série de posturas e ações por ele incentivadas. Num mundo de crescente convergência para as mídias eletrônicas de comunicação e disseminação da informação, torna-se imperativo discutir e implementar medidas que visem a inclusão digital, sob pena e risco não apenas de aumentar o apartheid profissional entre incluídos e alijados da informática, mas o próprio apartheid social, ao se formar jovens despreparados para lidar com as novas demandas da própria sociedade. No seio desta ebulição encontra-se a escola diante do dilema de ter que escolher entre a inércia de um sistema que já formou milhões, e a coragem de romper paradigmas, diante da pressão provocada por alunos que cada vez mais participam da tal Revolução Digital, e sofrem os reflexos da interação com sistemas hipertextuais de disponibilização da informação na Internet e das novas práticas sociais que advém de suas ferramentas de comunicação. O oferecimento de material didático em ambiente hipertextual tem por objetivo contemplar estas questões, bem como promover a inclusão digital de alunos, pais e escolas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF