Título: | DA POSSIBILIDADE DE UM OUTRO OLHAR | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ALEXANDRA DE ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
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Catalogação: | 25/NOV/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4192&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4192&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4192 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho tem por objetivo pensar uma possibilidade: a
da existência de um olhar cujos fundamentos não estejam
localizados no campo social e no campo da cultura. Motiva-
se pela idéia de que o olhar manifesto por um sujeito não
nasce pronto - ou seja, não é um traço ou uma qualidade
acabada que o sujeito traz consigo ao nascer -, contudo,
também não seria o estrito produto do meio no qual ele se
insere, mas algo que vai se formando e se transformando aos
poucos (e sempre), em função de um cruzamento entre
essência e cultura. O exercício do olhar situar-se-ia,
então, no espaço de interseção entre algo que vem de nós e
algo que nos vem de fora, entre algo intrínseco à cada
indivíduo e algo referente ao mundo exterior; entre uma
essência e a ação promovida pela cultura, pela sociedade e
pela experiência vivida no cotidiano. A exploração do tema
transcorre por vias diversas: como o pensamento filosófico,
as ciências biológicas, a crença religiosa e o senso comum,
pelas quais busca-se apresentar e discutir possibilidades
que permitam pensar a validade de um olhar não cultural.
Como estudo de caso, é proposto uma sistematização do
pensamento de Wassily Kandinsky. Considerando que olhar e
representar sejam formas de construção da realidade, o
objetivo é buscar compreender como Kandinsky olhava e como
representava o mundo e, em que medida, pode-se encontrar
uma correspondência entre o seu modelo teórico e a sua
forma de representar.
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