Título: | UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA? | |||||||
Autor: |
SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO |
|||||||
Colaborador(es): |
MENGA LUDKE - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 19/NOV/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4147 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O estudo Universidade e escola: uma via de mão dupla?
propõe-se a investigar as repercussões da escola na
universidade, via um projeto de parceria para a formação
de professores. O campo de estudo é o Projeto de Parceria
Universidade-Escola para Formação Inicial e Continuada de
Profissionais da Educação, que vem sendo desenvolvido
pela PUC-Rio em parceria com seis escolas da 2a CRE da
SME/RJ. Os informantes da pesquisa foram os estudantes e
professores do Curso de Pedagogia e os professores das
escolas parceiras. O estudo mostra que, apesar de ainda
ser pequena a aproximação da escola com a universidade,
ela se apresenta em reflexões de seus professores e em
algumas ações desenvolvidas na interação ensejada por
este Projeto.
Estágios mais duradouros e participativos onde os
estudantes não se comportam como meros expectadores
possibilitam que estes, ao interagir com professores
experientes, tenham melhores possibilidades de
desenvolverem uma aprendizagem profissional. Isso permite
reconhecer os professores experientes das escolas como co-
formadores. O estudo traz, também, informações de
estágios realizados pela Universidade Laval do Québec em
parceria com escolas, apresentando sugestões para
estágios mais interativos. As análises feitas neste
estudo permitem apontar a parceria como uma via
promissora para a formação de professores.
|
||||||||