Título: | A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
MARYANE VIEIRA SAISSE |
|||||||
Colaborador(es): |
MENGA LUDKE - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 18/NOV/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa,
o
estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais
abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro,
uma das mais antigas instituições científicas do país,
tem
na dimensão educativa um importante elo de ligação com o
público. As escolas são parte significativa do universo
de
visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados
projetos específicos de educação ambiental. Este estudo
teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico
do Rio de Janeiro com o público escolar, através de
observações de práticas educativas desenvolvidas na
instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com
professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim.
Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar
questões
que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre
esses dois universos, Jardim e escola, o que pode
contribuir para a construção de uma possível parceria.
|
||||||||