Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ESTÉTICA SENSORIAL NÃO VISUAL: PERCEPÇÃO DO BELO HÁPTICO
Autor: CLAUDIA PEREIRA LEITE
Colaborador(es): JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador
Catalogação: 13/NOV/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4125&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4125&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4125
Resumo:
A proposta deste estudo exploratório é mostrar alguns aspectos estéticos da percepção háptica através de pesquisa teórica e prática. O trabalho questiona a interpretação da tradicional acepção estética ocidental que restringe aos olhos e ouvidos a capacidade de nos colocar em contato com o belo. A pesquisa prática consiste na experimentação com objetos de arte e de design em ambiente escuro buscando avaliar a possibilidade de fruição do belo háptico por pessoas cegas e não cegas. A experimentação realizou-se dentro de uma estrutura denominada domos geodésico construída com tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Investigação em Living Design (LILD) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A conclusão fundamentase no conceito de belo como sentimento estético sendo, portanto, um saber que se manifesta na liberdade do plano espiritual podendo, assim, ser denominado como conhecimento. A ascendência do sujeito ao campo estético do Outro se coloca, no trabalho, como principal caminho para a constituição dos princípios imaginativos, não só do Belo, mas também do Bem e da Verdade que integram a consciência do ser, ou seja, sua própria existência.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF      
INTRODUÇÃO PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CONCLUSÃO PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF