Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: DOR FÍSICA, DOR DO EU
Autor: MONICA CRISTINA DE CARVALHO CAMPIOLI BRANDAO
Colaborador(es): ANGELA BARAF PODKAMENI - Orientador
Catalogação: 07/NOV/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4093&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4093&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4093
Resumo:
Focalizando o Lúpus Eritematoso Sistêmico como uma doença psicossomática, localizada no limiar entre o psíquico e o físico, esta dissertação pretende contribuir para o estudo do trauma, da dor psíquica e física, utilizando-se das teorias de Winnicott e Freud para este fim. Considerando que a dor física faz parte do quadro clínico do Lúpus Eritematoso Sistêmico, este trabalho levanta a questão de que o quadro álgico torna-se muitas vezes insuportável, por se somar à dor física, o eu que dói, decorrente de traumas vividos. O corpo adoecido e dolorido reclama a ausência de um meio ambiente bom o bastante levando a quebra na vivência de continuidade do ser, (Winnicott), assim como a ausência de uma barreira de estímulos (Freud) forte, que permita o desenvolvimento adequado do eu. Para ilustrar as idéias apresentadas no trabalho, foram retirados fragmentos dos relatos, realizados no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF      
INTRODUÇÃO PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CONCLUSÃO PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF