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Título: APRENDIZAGEM HÍBRIDA E ADAPTATIVA: CAMINHOS NA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Autor: JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE
Colaborador(es): GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - Orientador
Catalogação: 02/JUL/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=40429&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=40429&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40429
Resumo:
No contexto de uma sociedade digital emergem abordagens educativas mediadas pelas tecnologias digitais que visam respeitar o tempo, o ritmo e a forma de aprendizagem de cada aluno individualmente. As principais ideias embutidas na lógica das aprendizagens híbrida e adaptativa – autonomia, protagonismo do aluno, personalização do ensino, acompanhamento e avaliação contínua da aprendizagem – não são novas e também estão presentes na educação tradicional exclusivamente presencial. A principal diferença reside no fato de reconhecer na tecnologia o potencial de expansão das formas e lugares de aprendizagem dos alunos, oportunizando uma via paralela e integradora, não substitutiva e nem tampouco de caráter simplesmente complementar ao ensino presencial, para alcance dos objetivos de aprendizagem. O objetivo geral desta investigação é apresentar a concepção, operacionalização e implicações de duas abordagens educativas mediadas pelas tecnologias digitais, a aprendizagem híbrida e a aprendizagem adaptativa. A tese foi estruturada no formato multipaper contendo três estudos independentes que resguardam unidade temática e alinhamento teórico, mantendo assim uma inter-relação. A adoção de um modelo alternativo para a escrita da tese de doutorado responde a demanda do objeto de investigação, que é plural, de caráter difuso e multifacetado. O primeiro estudo, uma revisão sistemática da literatura a partir da produção acadêmica na área de Informática na Educação, buscou identificar as concepções e características de modelos híbridos e adaptativos que objetivam a personalização da aprendizagem. O segundo estudo é o relato de uma experiência de formação online destinada a professores que procurou explorar os conceitos de aprendizagem híbrida e adaptativa, assim como mobilizar mecanismos para sua operacionalização. O terceiro estudo pretendeu verificar, a partir da percepção de professores das licenciaturas e da análise dos currículos de seus cursos, se a formação inicial de professores está alinhada às abordagens educativas emergentes supracitadas, assim como seu entrelaçamento com as políticas públicas educacionais, específicas e complementares, que visam a promoção da incorporação das tecnologias digitais à educação. Compõe também este trabalho uma introdução, onde é apresentado o enquadramento teórico-conceitual transversal aos três estudos, assim como uma síntese conclusiva, onde se apresenta uma discussão integrada dos resultados. Os resultados da pesquisa mostram a necessidade de maior interlocução entre os profissionais das áreas de Informática e Educação no desenvolvimento de ambientes e sistemas que suportem a aprendizagem híbrida e adaptativa, o que implica na realização de mais pesquisas de caráter experimental e, principalmente, na reconfiguração da formação docente, inicial e continuada, no sentido de preparar efetivamente os professores para exercerem seu papel, que já não é mais de transmissores do conhecimento, mas de mediadores no processo de aprendizagem, ressignificando seu modus operandi com base em uma tríade de princípios norteadores: design, curadoria, e orientação.
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