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Título: METROLOGIA: INSTRUMENTO DE CIDADANIA
Autor: LUCIANA ALVES DE ALMEIDA
Colaborador(es): MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Orientador
MARIA HELENA DE ARANTES FROTA - Coorientador
Catalogação: 14/OUT/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4004&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4004&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4004
Resumo:
Metrologia: instrumento de cidadania configura um traçado crítico do estágio atual (1) da legislação brasileira vigente em metrologia e suas áreas correlatas e (2) do sistema educacional brasileiro em metrologia, ambas as temáticas entendidas como efetivos instrumentos orientados para o desenvolvimento da competitividade industrial e a consolidação da cidadania. O trabalho tem sua fundamentação no ideário filosófico contemporâneo, que volta a eleger o Homem e a qualidade de vida parâmetros e diferenciais competitivos nos processos de desenvolvimento lato sensu, quer econômico, quer social, político ou industrial. Na primeira vertente do trabalho, que trata da legislação em metrologia,determinou-se um corpus analítico que engloba (i) a Constituição Federal da República - a - Constituição cidadã -; (ii) o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e (iii) o acervo da regulamentação técnica em metrologia, correlacionando-a com fatos marcantes da vida política e econômica do País. No que concerne a vertente da pesquisa que analisa a evolução do sistema educacional, são considerados aspectos críticos da pioneira experiência brasileira voltada à capacitação e à formação de profissionais em metrologia no País, em destaqu e: (i) programas e projetos de indução e consolidação da metrologia como instrumento assegurador da cidadania; (ii) o percurso evolutivo da educação formal em metrologia no contexto do sistema educacional brasileiro na conjuntura da consolidação da pósgraduação no País e (iii) de suas políticas industrial e de ciência e tecnologia.No contexto dessa ampla análise, focalizam-se os principais marcos de desenvolvimento industrial, impactos na competitividade e na construção da cidadania.Como conclusão, encaminham-se reflexões e proposições para a institucionalização das competências vigentes, para a congregação dos espaços congêneres e para o planejamento de metas de médio e longo prazo que assegurem o processo continuado de desenvolvimento da metrologia como agente desse processo global de transformação e de formação de cidadania.
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CAPA, AGRAD., RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE FIGURAS, DE SÍMBOLOS, DE GRÁFICOS, DE QUADROS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
GLOSSÁRIO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
APÊNDICE A PDF    
APÊNDICE B PDF    
APÊNDICE C PDF    
APÊNDICE D PDF    
APÊNDICE E PDF    
APÊNDICE F PDF    
APÊNDICE G PDF    
APÊNDICE H PDF    
APÊNDICE I PDF    
APÊNDICE J PDF    
APÊNDICE K PDF    
APÊNDICE L PDF    
APÊNDICE M PDF    
APÊNDICE N PDF    
APÊNDICE O PDF