Título: | METROLOGIA: INSTRUMENTO DE CIDADANIA | |||||||
Autor: |
LUCIANA ALVES DE ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Orientador MARIA HELENA DE ARANTES FROTA - Coorientador |
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Catalogação: | 14/OUT/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4004&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4004&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4004 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Metrologia: instrumento de cidadania configura um traçado
crítico do estágio atual (1) da legislação brasileira
vigente em metrologia e suas áreas correlatas e (2) do
sistema educacional brasileiro em metrologia, ambas as
temáticas entendidas como efetivos instrumentos orientados
para o desenvolvimento da competitividade industrial e
a consolidação da cidadania. O trabalho tem sua
fundamentação no ideário filosófico contemporâneo, que
volta a eleger o Homem e a qualidade de vida parâmetros e
diferenciais competitivos nos processos de desenvolvimento
lato sensu, quer econômico, quer social, político ou
industrial. Na primeira vertente do trabalho, que trata da
legislação em metrologia,determinou-se um corpus analítico
que engloba (i) a Constituição Federal da República -
a - Constituição cidadã -; (ii) o Código de Proteção e
Defesa do Consumidor e (iii) o acervo da regulamentação
técnica em metrologia, correlacionando-a com fatos marcantes
da vida política e econômica do País. No que concerne a
vertente da pesquisa que analisa a evolução do sistema
educacional, são considerados aspectos críticos da pioneira
experiência brasileira voltada à capacitação e à formação
de profissionais em metrologia no País, em destaqu e: (i)
programas e projetos de indução e consolidação da
metrologia como instrumento assegurador da cidadania; (ii)
o percurso evolutivo da educação formal em metrologia no
contexto do sistema educacional brasileiro na conjuntura da
consolidação da pósgraduação no País e (iii) de suas
políticas industrial e de ciência e tecnologia.No contexto
dessa ampla análise, focalizam-se os principais marcos de
desenvolvimento industrial, impactos na competitividade e
na construção da cidadania.Como conclusão, encaminham-se
reflexões e proposições para a institucionalização das
competências vigentes, para a congregação dos espaços
congêneres e para o planejamento de metas de médio e longo
prazo que assegurem o processo continuado de
desenvolvimento da metrologia como agente desse processo
global de transformação e de formação de cidadania.
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