Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: COMEÇANDO DO PRINCÍPIO
Autor: RENATA MARIA CANTANHEDE AMARANTE
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 23/SET/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3930&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3930&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3930
Resumo:
O lead é um elemento fundamental da notícia de jornal. Este estudo adota uma abordagem contrastiva e interdisciplinar, analisando, por meio de definições jornalísticas e descrições lingüísticas, um corpus de 200 leads em inglês e português, retirados de dois jornais americanos e dois brasileiros, em dois períodos: 12 a 14 de setembro de 2001 e 29 e 30 de novembro de 2001. Através da análise de gêneros discursivos, o lead é definido como um subgênero do gênero notícia (Biber, 1988, Swales, 1990). Uma analogia é feita, também, entre o lead e o conceito de Tema da gramática funcional, conforme definido por Halliday (1985). Finalmente, este trabalho apresenta uma proposta de classificação dos leads de acordo com sua estrutura e função, dividindo-os em quatro categorias: objetivo, frase de efeito, contextualizado e intergênero. Testes estatísticos foram aplicados ao corpus para investigar a variação quanto a língua, editoria, jornal e período. Resultados indicam predominância dos leads objetivos, especialmente em português. Os leads em inglês mostraram variação em relação ao período, sendo mais freqüentes os leads intergênero durante o período após 11 de setembro de 2001. A comparação entre leads brasileiros e americanos comprova que os leads variam de acordo com a editoria para a qual são produzidos, havendo predominância de leads objetivos na editoria de Economia, por exemplo, e maior variação nas editorias de Esportes e Cultura. Também foram constatadas variações quanto à extensão, em períodos, dos leads em português e em inglês.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
ANEXO 1 PDF      
ANEXO 2 PDF      
ANEXO 3 PDF