Título: | UM MODELO DE COMPUTAÇÃO PARA CIRCUITOS DE OBJETOS | |||||||
Autor: |
MATHEUS COSTA LEITE |
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Colaborador(es): |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador |
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Catalogação: | 19/SET/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3919&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3919&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3919 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Programação Orientada a Objetos é uma técnica de modelagem
de software madura e bem estabelecida. Entretanto, a
importância do seu papel tem a mesma medida do consenso em
relação às suas fraquezas e limitações. OO não é uma
panacéia, e, caso falhe, alternativas devem ser buscadas -
algumas delas híbridas, outras inteiramente novas.
Neste trabalho, argumentamos que o paralelo entre OO e
circuitos elétricos é uma solução híbrida interessante,
pois algumas das características básicas destes circuitos
são as mesmas perseguidas como o Santo Gral da Engenharia de
Software - concorrência, modularidade, robustez,
escalabilidade, etc. - e que nem sempre são alcançadas
somente com a abordagem OO tradicional. Sendo assim, nossa
proposta é o estabelecimento de uma correlação entre
circuitos elétricos e programas orientados a objeto. Do
primeiro, vem o circuito: percurso fechado por onde
informação trafega e é processada. Do segundo, vem
o objeto: entidade abstrata que constitui a informação que
trafega no circuito. Finalmente, da união de ambos, surge
um novo modelo de computação - o circuito de objetos - onde
se supõe que os benefícios trazidos pelas partes que o
compõem sejam complementares. Motivamos nossa discussão com
uma série de exemplos simples, porém elucidativos, seguida
de um estudo de caso na área de simulação. De modo a
ratificar o funcionamento destes circuitos, foi construída
uma implementação de circuitos de objetos utilizando a
linguagem de programação Java.
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