Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UM MODELO DE COMPUTAÇÃO PARA CIRCUITOS DE OBJETOS
Autor: MATHEUS COSTA LEITE
Colaborador(es): CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Catalogação: 19/SET/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3919&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3919&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3919
Resumo:
Programação Orientada a Objetos é uma técnica de modelagem de software madura e bem estabelecida. Entretanto, a importância do seu papel tem a mesma medida do consenso em relação às suas fraquezas e limitações. OO não é uma panacéia, e, caso falhe, alternativas devem ser buscadas - algumas delas híbridas, outras inteiramente novas. Neste trabalho, argumentamos que o paralelo entre OO e circuitos elétricos é uma solução híbrida interessante, pois algumas das características básicas destes circuitos são as mesmas perseguidas como o Santo Gral da Engenharia de Software - concorrência, modularidade, robustez, escalabilidade, etc. - e que nem sempre são alcançadas somente com a abordagem OO tradicional. Sendo assim, nossa proposta é o estabelecimento de uma correlação entre circuitos elétricos e programas orientados a objeto. Do primeiro, vem o circuito: percurso fechado por onde informação trafega e é processada. Do segundo, vem o objeto: entidade abstrata que constitui a informação que trafega no circuito. Finalmente, da união de ambos, surge um novo modelo de computação - o circuito de objetos - onde se supõe que os benefícios trazidos pelas partes que o compõem sejam complementares. Motivamos nossa discussão com uma série de exemplos simples, porém elucidativos, seguida de um estudo de caso na área de simulação. De modo a ratificar o funcionamento destes circuitos, foi construída uma implementação de circuitos de objetos utilizando a linguagem de programação Java.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF