Título: | LITERATURA DIGITAL: DESAFIOS TEÓRICOS E ESTETICOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA BARROSO GATTASS |
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Colaborador(es): |
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 04/JUN/2019 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38750 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A emergência de um novo fenômeno – a literatura digital – na esfera disciplinar
dos estudos literários provoca a reorganização e invenção de seus instrumentos
analíticos e de seus circuitos de comunicação. Concepções de literatura,
historicamente instáveis e deslocando constantemente as suas fronteiras e seu
horizonte de expectativa, hoje são marcadas também por travessias do espaço
escritural. Neste quadro a tese, Literatura Digital: Desafios Teóricos e Estéticos
responde aos desafios teóricos e estéticos contemporâneos elaborando novas
formas de saber que permitem entender e circunscrever a literatura digital em
contextos de produção e recepção alterados. Inserida simultaneamente em uma
tradição e defendendo o seu lugar no cenário contemporâneo, este tipo de
literatura requer assim revisões e reformulações significativas. Por enquanto
ainda faltam contornos à própria literatura digital, e os processos de teorização
circulam em espaços predominantemente transdisciplinares. Ao estabelecerem
reciprocidade através da epistemologia da complexidade, a cultura midiática e a
teoria da literatura vêm desenvolvendo alianças no campo das possibilidades
analíticas das obras literárias digitais. Como estratégia metodológica, a tese alia
teorias de produção de presença (GUMBRECHT), eventilização (HAYLES),
remediação (BOLTER), teorias autopoiéticas de comunicação (LUHMANN),
análise estética do fenômeno digital – interatividade, intermidialidade e
performance (SIMANOWSKI) – e Medienumbrüche (GENDOLLA e
SCHÄFER) a um olhar sobre realizações concretas (close-readings). Em suma, a
tese oferece um repertório conceitual inovador formulando fundamentos para uma
nova poética digital.
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