Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO POR MEIO DE REDE DE ALIANÇAS: CASO GRUPO LIGHT
Autor: DANIEL HARTZ PINTO
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Catalogação: 04/JUN/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38705&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38705&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38705
Resumo:
O mercado mundial de energia elétrica passa por um momento de grandes transformações com o surgimento de novas tecnologias para geração e distribuição, desregulamentação, expansão do mercado livre e maior utilização de energias renováveis, como solar e eólica. Analisando as circunstâncias e as características que envolvem a Light, geradora de energia elétrica e concessionária de distribuição de energia elétrica para o Rio de Janeiro Capital, Região Metropolitana e Vale do Paraíba, a empresa enfrenta diversos desafios: furtos de energia, necessidade de respeitar indicadores de qualidade na distribuição definidos pelo governo federal, aumentos constantes nas tarifas que motivam os consumidores finais a buscarem fontes alternativas e o risco de mudança na lei com redução da carga mínima de consumo mensal de 750kW, o que permitirá mais consumidores escolherem a fonte de energia. Neste sentido, o propósito desta pesquisa é verificar se a estratégia da Light é adequada ao contexto atual considerando sua atuação em redes de alianças e sua ênfase em inovação. A estratégia para atingir esse objetivo foi através de extensa revisão bibliográfica da inovação nos campos da estratégia empresarial e alianças estratégicas, pesquisa de campo com gestores da Light e a análise dos resultados com adoção do método de estudo de caso utilizando o arcabouço SNA-IF de Macedo-Soares (2014; 2015). Como resultado ficou evidenciado que na Light a sua estratégia de Diferenciação pela Qualidade orientada à inovação consegue neutralizar maior parte das ameaças atuais e explorar com eficiência grande parte das oportunidades por meio da sua rede de alianças.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF