Título: | IMPLANTAÇÃO DE TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: SOLUÇÃO OU PALIATIVO? | |||||||
Autor: |
REJANE BRANDÃO SIQUEIRA |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 28/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38443&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38443&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38443 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O Brasil, estado social de direitos, tem diante de si, considerando a
diversidade que o caracteriza, o desafio de garantir a toda criança e adolescente o
acesso à educação e, nessa perspectiva, a última década pode ser apontada como
um período de intensas transformações. A partir do pressuposto na Constituição
Federal/88 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96, a
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, engloba o atendimento às
crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas formando uma etapa única,
indivisível. Os municípios são os responsáveis pela oferta de matrículas nessa
etapa. Numa perspectiva de equalização das oportunidades de acesso à pré-escola,
alguns municípios do Rio de Janeiro vêm adotando uma estratégia de cunho
emergencial: a criação de turmas de pré-escola nos espaços das escolas de
Ensino Fundamental. Essa ação, entretanto, desafia-nos à investigação das
interações entre a política pública e a realidade municipal. Nesse contexto, esta
dissertação se propôs a investigar as relações entre as atuais políticas nacionais e
as políticas municipais de Educação Infantil em um dos municípios da Baixada
Fluminense no período de 2006 a 2009 com o objetivo de conhecer de que forma
essa estratégia vem sendo empregada e qual a concepção de infância e de
Educação Infantil nela impressa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram
adotados como instrumentos metodológicos: aplicação de questionário, realização
de entrevistas e análise documental que possibilitaram: um mapeamento da
situação da Educação Infantil no município – sua organização e gestão;
compreender o que pensam, sentem e fazem em seu cotidiano os gestores e
implementadores das políticas e a identificação das concepções norteadoras das
políticas implementadas. O primeiro capítulo apresenta os desafios, caminhos,
escolhas e surpresas que caracterizaram o processo de construção da dissertação.
O segundo capítulo fala do lugar da criança pequena na agenda política do país. E,
no terceiro capítulo são apresentados os resultados da pesquisa de campo. Esse
estudo tem a intenção de se constituir num convite aos gestores das políticas
municipais a repensarem o lugar da Educação Infantil e das especificidades da
faixa etária nela atendida considerando que o acesso à uma Educação Infantil de
qualidade é direito de toda criança.
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