Título: | ATIVISMO TRANSNACIONAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA DO ATIVISMO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS | ||||||||||||
Autor: |
ROBERTA NADALUTTI LA ROVERE |
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Colaborador(es): |
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 27/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38368&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38368&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38368 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em sua expressão contemporânea, os processos de ativismo tornaram-se transnacionais, com suas causas, ações e organização realizados além dos limites das fronteiras nacionais, estabelecendo uma dinâmica com a lógica de horizontalidade da comunicação digital. Através da internet, os ativistas teriam mais possibilidades de estabelecer redes entre si, divulgar suas causas e ações, promover seu ponto de vista sobre os acontecimentos e gerar mais engajamento no debate público e na participação dos processos pelos cidadãos globais. Por isso, o objetivo deste trabalho é promover uma reflexão de como os artigos acadêmicos analisam casos específicos de ativismo transnacional e seus contextos sociopolíticos para que seja produzido um entendimento da forma e extensão dos potenciais de horizontalidade da internet que estão sendo concretizados. Essa reflexão foi baseada em duas perguntas de pesquisa: quem são os ativistas envolvidos no debate público de mudanças climáticas nas mídias sociais; e como a formação de redes de relacionamento entre ativistas no debate público promovido pelas mídias sociais é analisada pelos acadêmicos. Como conclusão, é possível encontrar indícios de quebra de agenda-setting, divulgação de novos enquadramentos de discurso, estabelecimento de redes epistêmicas complementares e organização transnacional e colaborativa de causas e ações de ativismo pela internet, apesar da análise de big data das mídias sociais ainda estar pouco aprofundada nesta área.
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