Título: | PLANEJAMENTO DA REDE DE METRÔ DO RIO DE JANEIRO: LINHA URUGUAI - GÁVEA/JÓQUEI | ||||||||||||
Autor: |
MARCIA DE MENEZES DE ASSIS GOMES |
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Colaborador(es): |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador |
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Catalogação: | 07/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37934&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37934&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37934 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A mobilidade urbana tem sido objeto de manifestações e estudos por parte
de leigos, acadêmicos, políticos e planejadores urbanos. Nos centros já
densamente povoados, o metrô é o único modal capaz de escoar o grande volume
de pessoas que necessitam se deslocar nos horários de pico. Entretanto, o
retardamento na execução da rede de metrô, no município do Rio de Janeiro, é
agravado pelas alterações nos projetos que expõem a carência na utilização das
ferramentas de logística disponíveis na tomada de decisão pelos gestores públicos.
Os traçados devem reduzir o tempo necessário ao deslocamento e otimizar a
redistribuição do fluxo de passageiros. No caso em estudo, essa otimização pode
ser obtida com a ligação das estações Uruguai e Gávea/Jóquei, conforme projeto
licitado em 1998. Em particular, esta tese avalia uma das linhas de expansão do
Metropolitano do Rio de Janeiro, a linha 4, por forma a inferir da sua adequação
para melhorar a mobilidade urbana daqueles que se deslocam da Zona Oeste para
o Centro, via Zona Sul. A linha 4 será avaliada por oposição a uma linha
alternativa que liga as estações Uruguai e Gávea/Jóquei, conforme projeto licitado
em 1998 e que permitiria definir uma rede circular.
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