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Estatística
Título: PLANEJAMENTO DA REDE DE METRÔ DO RIO DE JANEIRO: LINHA URUGUAI - GÁVEA/JÓQUEI
Autor: MARCIA DE MENEZES DE ASSIS GOMES
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 07/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37934&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37934&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37934
Resumo:
A mobilidade urbana tem sido objeto de manifestações e estudos por parte de leigos, acadêmicos, políticos e planejadores urbanos. Nos centros já densamente povoados, o metrô é o único modal capaz de escoar o grande volume de pessoas que necessitam se deslocar nos horários de pico. Entretanto, o retardamento na execução da rede de metrô, no município do Rio de Janeiro, é agravado pelas alterações nos projetos que expõem a carência na utilização das ferramentas de logística disponíveis na tomada de decisão pelos gestores públicos. Os traçados devem reduzir o tempo necessário ao deslocamento e otimizar a redistribuição do fluxo de passageiros. No caso em estudo, essa otimização pode ser obtida com a ligação das estações Uruguai e Gávea/Jóquei, conforme projeto licitado em 1998. Em particular, esta tese avalia uma das linhas de expansão do Metropolitano do Rio de Janeiro, a linha 4, por forma a inferir da sua adequação para melhorar a mobilidade urbana daqueles que se deslocam da Zona Oeste para o Centro, via Zona Sul. A linha 4 será avaliada por oposição a uma linha alternativa que liga as estações Uruguai e Gávea/Jóquei, conforme projeto licitado em 1998 e que permitiria definir uma rede circular.
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