Título: | UM ITINERÁRIO NO SÉCULO: MUDANÇA, DISCIPLINA E AÇÃO EM ALCEU AMOROSO LIMA | ||||||||||||||||||||
Autor: |
MARCELO DA SILVA TIMOTHEO DA COSTA |
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Colaborador(es): |
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - Orientador MARGARIDA DE SOUZA NEVES - Coorientador |
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Catalogação: | 14/AGO/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3773&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3773&idi=2 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3773&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3773 | ||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||
Este estudo analisa a trajetória do intelectual brasileiro
Alceu Amoroso Lima (1893-1983), considerado o mais
importante líder do laicato nacional do século XX.
A discussão tem início na primeira metade dos anos 50,
quando toma corpo importante mudança de registro eclesial
operada por Amoroso Lima. Transformação que o faz passar de
um modelo de catolicismo tridentino, que reagia à
modernidade, a outro mais aberto, plural, em diálogo com o
século. Processo de mudança já perceptível em dois relatos
de viagem que Amoroso Lima realizou neste período.
Relatos que, ritualizando a idéia cristã da vida como
peregrinação ao Alto, permitiram a seu autor chancelar os
câmbios experimentados a partir de um plano teleológico. A
discussão segue com a análise de conceito mais abstrato de
peregrinação, aquela que conduziria ao interior do homem,
tomado como local de encontro entre o fiel e Deus.
Transposta ao universo de Amoroso Lima, tal viagem
interior permitiu que este forjasse uma auto-disciplina,
tributária de elementos clássicos, anteriores ao
cristianismo, e também de espiritualidades cristãs variadas.
Assim, voltando-se para seu mundo interior, Amoroso Lima
buscava, ao mesmo tempo, unir-se ao divino e controlar os
riscos decorrentes do processo de transformação que então
vivenciava. Exercício de introspecção que marcou
profundamente a maneira como Amoroso Lima experimentou a fé
no cotidiano, influenciando também sua ação no mundo
exterior. E, assim, retorna-se ao mundo exterior: tendo
acompanhado a mudança operada por Amoroso Lima em seu modelo
de catolicismo, são analisados os reflexos de tal movimento
na forma com que este intelectual passou a intervir no
século. Intervenção caracterizada, sobretudo, pelas
colunas mantidas por Amoroso Lima na grande imprensa e que
deram notável projeção a sua voz no cenário político
brasileiro, especialmente após o golpe militar
de 1964. Assim, procurou-se demonstrar que tais colunas -
onde prevalecia o tom crítico com relação ao governo
militar - contribuíram para consolidar a imagem de
Amoroso Lima como um católico progressista, sintonizado com
o aggiornamento que a Igreja realizava a partir dos anos
sessenta. Imagem muito diversa daquela do cruzado da
neocristandade, associada a Amoroso Lima nas duas primeiras
décadas de sua caminhada católica. Contraste focalizado na
última seção do texto, com a discussão das diferentes
memórias que são associadas a Amoroso Lima e de como,
também a partir de determinada obra memorialística, ele
tentou legitimar, pela fé, suas mudanças.
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