Título: | PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE REDE | ||||||||||||
Autor: |
ANA LUISA ANTUNES |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador |
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Catalogação: | 25/FEV/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37129&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37129&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37129 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo desenvolve-se em torno do conceito de profissionalidade docente, entendido como um conjunto de comportamentos, conhecimentos, destrezas, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor. Neste sentido, entendo que estão inscritas na profissionalidade a identidade profissional e as especificidades da docência. Assim, interessada em compreender como os professores exercem sua profissionalidade na instituição escolar e se possuem algum tipo de autonomia sobre a organização do trabalho dentro da escola, a finalidade desta pesquisa foi compreender os modos como os professores vivem a profissão docente e como enfrentam os desafios do cotidiano no ambiente
de uma unidade escolar pertencente a uma grande rede de escolas privadas. O referido estudo se insere na pesquisa O trabalho docente em escolas privadas para setores populares: um objeto esquecido que está seno realizado pelo GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor e o Ensino), coordenado pela
professora Isabel Lelis, no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi realizado através de entrevistas semiestruturadas com 10 professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma unidade escolar filantrópica, localizada em uma favela do Rio de Janeiro, pertencente a uma rede de escolas privadas. A rede de escolas privadas em estudo
é composta por 27 unidades escolares e possui algumas peculiaridades em sua organização, localização e gestão pedagógica que justificaram o interesse de estudo, como o material didático padronizado comprado de um sistema de ensino, projetos comprados de outro sistema de ensino, provas padronizadas para toda a rede e a utilização de manuais para instrumentalização do trabalho docente. Deste modo, buscando alcançar o objetivo delimitado, a análise dos dados obtidos sinaliza para o trabalho docente. Abordo, então, aspectos referentes ao uso do conhecimento específico docente, desafios do exercício profissional no cotidiano da escola, o exercício da autonomia docente, fatores de (des)motivação e (des)investimento dos professores na profissão e relação entre os pares profissionais, revelando os diferentes modos dos docentes desenvolverem e viverem a profissionalidade. Todo esse conjunto de fatores aponta para a construção de compromissos profissionais bastante divergentes no espaço escolar, que podem estar no cerne de um novo modelo (se não realizado, almejado por grandes sistemas de ensino) de profissionalização docente. O relato das professoras mostrou diferentes formas de lidar com a profissionalidade diante das adversidades e pressões da rede, características do modelo organizacional desse tipo de escola, refletindo negativamente no desenvolvimento e afirmação da profissionalidade docente. Com efeito, o estudo permite verificar que as circunstâncias do ambiente de trabalho trazem implicações para o desenvolvimento da profissionalidade docente, acarretando sentimentos variados nos professores que vão da desmotivação à tecnização do trabalho docente provocando, em geral, o isolamento dos professores e dificultando a construção de uma cultura profissional colaborativa.
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