Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: USO DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA COM MATERIAIS ACESSÍVEIS E APROVEITAMENTO DE ENERGIA SOLAR PARA POPULAÇÕES EM ZONAS RURAIS DE SAMPAIO CORRÊA, R.J.
Autor: LILIANA GUTIERREZ RUIDIAZ
Colaborador(es): FERNANDO BETIM PAES LEME - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2019 Língua(s): ESPANHOL - COLOMBIA
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37116&idi=1
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37116&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37116
Resumo:
Este trabalho propõe a partir da localização de problemas socioambientais de populações rurais do distrito de Sampaio Corrêa, no município de Saquarema (Estado do Rio de Janeiro), investigar possibilidades de aproveitamento da energia solar e da utilização de materiais naturais e de fácil disponibilidade, achados no contexto da população, como terra crua e as fibras naturais, no desenvolvimento de um sistema de aquecimento de água solar para ser trabalhado com a população deste distrito. O objetivo desta pesquisa é reduzir a utilização da lenha como fonte energética, fazendo uma transição à energia solar, para diminuir os inconvenientes na saúde da população no referente à aspiração da fumaça da lenha e ao mesmo tempo reduzir a poluição no ambiente junto com a desertificação, consequências do uso constante da lenha. A partir dessa situação são propostos dois conceitos. O Design Participativo tem como base melhorar os aspectos sociais das populações, propondo um processo participativo que gere proatividade, autossuficiência e apropriação. O segundo conceito, Sustentabilidade Ecológica, tem como objetivo melhorar as questões ambientais, utilizando a energia solar junto com materiais naturais, na construção do sistema de aquecimento de água.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF