Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: WEB LIFE UMA ARQUITETURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS MULTI-AGENTES PARA A WEB
Autor: MARCELO BLOIS RIBEIRO
Colaborador(es): CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Catalogação: 27/JUN/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3672&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3672&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3672
Resumo:
A resolução de problemas distribuídos com o uso de sistemas compostos de vários agentes, agrupados em organizações, e que visam objetivos comuns vem ganhando grande atenção da comunidade científica. Este interesse evidencia-se pelo número crescente de iniciativas para a criação de métodos de desenvolvimento e plataformas de implementação de sistema multi-agentes. Algumas plataformas concentram-se no suporte a aspectos específicos destes sistemas, enquanto outras preocupam-se com a criação de uma infra-estrutura completa que permita o desenvolvimento dos agentes e suas organizações. O Web Life é uma arquitetura para a implementação de sistemas multi-agentes para a Web, que auxilia a criação dos agentes e suas organizações, oferecendo toda a infra-estrutura de comunicação, coordenação, tomada de decisões e realização de tarefas necessária a atuação dos agentes. A arquitetura procura aproveitar diversas iniciativas de padronização e de criação de ferramentas para resolução de certos aspectos do problema, agrupando-as sob um framework integrado. A arquitetura promove a evolução da Web no sentido de se tornar uma Web de conteúdos semânticos aptos ao tratamento automático por mecanismos de software - a Web Semântica.
Descrição: Arquivo:   
CAPA PDF      
AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE FIGURAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF