Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TRATAMENTO ECOLÓGICO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS COM O USO DE WETLANDS
Autor: ADRIANA FAVACHO CURTY
Colaborador(es): CELSO ROMANEL - Orientador
ERNANI DE SOUZA COSTA - Coorientador
Catalogação: 05/FEV/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36550&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36550&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36550
Resumo:
A presente dissertação trata da análise do tratamento de efluentes de esgotos domésticos, processado na ETE Ponte dos Leites, município de Araruama, Rio de Janeiro, que se destaca-se por seu enfoque ecológico. A escolha dessa ETE se deu por ser exemplo brasileiro de utilização de recursos naturais na purificação de esgotos, os wetlands construídos, nos quais as macrófitas absorvem nitrogênio e fósforo do efluente, elementos que constituem sua fonte de nutrição. Tal tratamento imita o ciclo natural, recuperando flora e fauna, preservando o meio ambiente. Os resultados da pesquisa a qual foi baseada no exemplo que ilustra esta pesquisa e que permitiram listar vantagens e desvantagens. As primeiras reúnem aspectos econômicos, sociais e ambientais enquanto que as desvantagens se referem à ausência de conhecimento acerca da comercialização do reúso do efluente tratado, da disponibilidade de áreas, da necessidade de manejo frequente para não comprometer os resultados e evitar a contínua geração de resíduos sólidos de origem vegetal. A pesquisa de campo sublinhou que a implantação de plantas no processo contribui economicamente e promove resiliência do ambiente. Pode-se concluir que é a tecnologia mais adequada a fim de reaproveitar todo resíduo sólido gerado e favorecer o reúso da água, pois permite a possibilidade de preservação da água desde que o reúso seja empregado para fins que não envolvam o consumo humano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF